Detentos do Pavilhão C do Central serão transferidos

Detentos do Pavilhão C do Central serão transferidos

Unidade será demolida e marcará o começo da desativação da casa prisional

Correio do Povo

Unidade será demolida e marcará o começo da desativação da casa prisional

publicidade

Foi autorizada nesta sexta-feira a transferência de todos os presos do pavilhão C do Presídio Central de Porto Alegre  para o 5° Módulo da Penitenciária Modulada de Montenegro. Com isso, será possível a demolição da unidade, dando início à desativação de uma das casas prisionais mais lotadas do país. A decisão foi tomada em reunião nesta manhã no Palácio Piratini, na Capital. A Superintendência de Serviços Penitenciários do Estado (Susepe) informará a Vara de Execuções Criminais (VEC) como será feita a redução, no prazo de cinco dias. Além disso, com a transferência as entradas no Central diminuirão em 10%, o que corresponde à capacidade da unidade a ser desocupada.

Neste primeiro momento, os presos do Pavilhão C ficarão alocados em Montenegro até conclusão das obras do Complexo de Canoas, o que deve ocorrer até dezembro deste ano. Já os detentos provisórios que atualmente ingressam no presídio de Montenegro passarão a ser recolhidos à Penitenciária Modulada de Charqueadas, a partir da liberação da segunda metade do módulo IV de Charqueadas, até dezembro.

O Presídio Central de Porto Alegre tem capacidade para cerca de 2 mil presos. No entanto, abriga em torno de 4 mil detentos. Além da superlotação, a casa prisional apresenta estrutura precária e más condições de higiene.

Bookmark and Share

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895