Determinada prisão preventiva de homem detido sob suspeita de transportar 153 kg de maconha
Homem foi preso juntamente com drogas foram apreendidas em veículo roubado e com placa adulterada na altura do km 49 da RS 223
publicidade
A Justiça da Comarca de Ibirubá determinou a prisão preventiva de um homem de 31 anos detido ontem pela polícia sob a suspeita de transportar 153,9 kg de maconha, no Norte do Estado. Conforme a decisão judicial, assinada pelo Juiz de Direito João Gilberto Engelmann, a droga foi encontrada dentro e no entorno de um automóvel capotado na altura do km 49 da RS 223. O veículo era roubado e tinha a placa adulterada.
A conversão do flagrante em prisão preventiva aconteceu em audiência de custódia, realizada algumas horas depois do acidente, ocorrido na madrugada. Ao justificar a medida, o magistrado mencionou indícios de participação em organização criminosa e a possibilidade de reiteração criminosa por parte do suspeito. A prisão preventiva, embora cautelar, não tem um prazo definido para expirar.
Segundo Engelmann, a apuração de que o carregamento tenha origem na Fronteira do Estado, indica que o homem atue no escoamento da droga vinda do exterior para a Região Metropolitana de Porto Alegre. Para o Juiz, o volume da carga "indica ligação com associação ou organização criminosa, mormente porque, dificilmente, um traficante isoladamente tem em posse aquela quantidade de drogas”, diz no documento. A adulteração da placa do veículo também sustentaria a hipótese, ao revelar possível “envolvimento mais estrutural com a traficância”, acrescenta ele.
Em outro ponto da decisão, o magistrado destaca que o homem já é investigado por tráfico de drogas e fora recentemente preso pelo mesmo delito, “o que indica perigo de reiteração criminosa, a exigir a segregação”, afirma o Juiz da Comarca de Ibirubá.
O acusado foi levado ao Presídio de Espumoso.