Segundo a investigação, foram encontrados vestígios de sangue no banheiro. O suposto autor do crime teria ido se lavar após o assassinato. No corredor, também foram descobertos pingos de sangue e uma lata de cerveja, com as digitais do criminoso, foi localizada em cima da mesa da sala. No quarto, o suspeito também teria arrumado uma mala com roupas do médico. O item, no entanto, não foi levado. Até agora, a hipótese de crime passional é a mais cogitada pela polícia.
Germanos foi encontrado morto pela empregada da casa. Horas antes, o veículo da vítima, uma Captiva cinza, utilizado na fuga após o crime, foi encontrado intacto, em uma vila, próximo à Estrada do Mar. O caso é tratado com sigilo pela Polícia Civil. Até agora, ao menos dez pessoas ligadas ao oftalmologista já prestaram depoimento. Cinco homens, residentes na região, são investigados como suspeitos. O principal deles, um amigo próximo do médico, foi o primeiro a ser ouvido. Morador de Capão da Canoa, ele admitiu à Polícia Civil que via o médico com frequência, mas negou ter entrado em contato com ele no dia do crime.
Ainda segundo a investigação, a casa da vítima, localizada a três quarteirões da praia, não costumava ter movimento nesta época do ano. Nenhum vizinho testemunhou o crime ou percebeu movimentação estranha. Germanos morava sozinho e, segundo a empregada, costumava receber amigos em casa. No dia do crime, ele voltava de Charqueadas, onde também tinha pacientes. A polícia acredita que ele chegou por volta das 11h30min e convidado um amigo para ir até a residência. Como o local não foi arrombado, é possível que a própria vítima possa ter aberto a porta para o criminoso, segundo a polícia.
O médico era irmão do ex-prefeito de Cachoeira do Sul, Pipa Germano, e primo do deputado federal José Otávio Germano. Além de atender em Capão da Canoa, ele também tinha pacientes em Bom Jesus, Santo Antônio da Patrulha e Charqueadas. O corpo de Germanos foi transferido ainda na quarta-feira para Porto Alegre. O velório e sepultamento ocorreram no Cemitério Santa Casa, no bairro Azenha.