Equipamentos de segurança da Rio 2016 serão instalados em penitenciárias do RS

Equipamentos de segurança da Rio 2016 serão instalados em penitenciárias do RS

Raios-X, portais e detectores estão sendo distribuídos por todos os Estados do Brasil

Agência Brasil

Raios-X, portais e detectores estão sendo distribuídos por todos os Estados do Brasil

publicidade

Penitenciárias de todos os estados brasileiros receberão nas próximas semanas os equipamentos de inspeção eletrônica usados durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos do Rio. Mais de R$ 44,6 milhões foram investidos em aparelhos de raio X, portais de detecção de metal e detectores manuais, conforme o Ministério da Justiça e Cidadania. Os aparelhos devem substituir “a prática da revista vexatória nos presídios”, que servem para evitar a entrada de armas e celulares nas prisões.

A quantidade de dispositivos distribuídos entre os estados vai variar conforme o tamanho do sistema penitenciário de cada um. O Rio Grande do Sul vai receber 20 raios-X, 40 portais e 23 detectores manuais, mas a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe) ainda não detalhou o destino de cada equipamento. Os equipamentos estão avaliados em mais de R$ 2 milhões.

Já São Paulo, vai receber 66 raios-X, 170 portais e 82 detectores. Em Minas Gerais, serão entregues 38 raios-X, 82 portais e 42 detectores. Segundo o Ministério da Justiça, os contratos de compra dos equipamentos feitos pelo Departamento Penitenciário Nacional para a Olimpíada já previam a entrega e a instalação dos mecanismos pelas empresas fornecedoras diretamente às penitenciárias, logo após o evento esportivo.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895