Polícia

Erechim registra três mortes violentas em menos de 24 horas

Apenado do Presídio Estadual teria sido morto após entrar em luta corporal com agentes

Pelo menos três mortes violentas ocorreram em Erechim, no Norte do Rio Grande do Sul, em menos de 24 horas. Na noite de sexta-feira, a polícia registrou o 15º homicídio do ano de 2015 na cidade. Giovani Mauricio Giro, 32 anos, foi encontrado morto no bairro São Vicente de Paula. Próximo ao corpo da vítima estavam 10 cápsulas deflagradas de uma pistola calibre 380.

Na manhã deste sábado, a Brigada Militar foi acionada para uma ocorrência no bairro Copas Verdes. Oscar Ferenz, 31 anos, foi encontrado baleado e morto no local. Por volta das 12h deste sábado, uma terceira morte violenta ocorreu na cidade.

Um apenado do Presídio Estadual de Erechim teria sofrido um surto e se revoltado em uma ala da penitenciária exigindo a presença de agentes. De acordo com o chefe de segurança do presídio, Alcides Vargas de Azevedo, os agentes usaram uso progressivo da força para tentar conter Valdecir José Biassus, 46 anos. Como ele era muito forte, foi feito um disparo com munição anti-motim.

Os agentes entraram em luta corporal com o detento que, segundo Alcídes, sacou de uma faca. Neste momento um dos agentes, disparou uma arma calibre 12 atingindo Valdecir na altura da coxa femural. Ele chegou a ser levado ao Hospital Santa Terezinha, mas não resistiu e morreu. De acordo com o chefe de segurança o clima está calmo no presídio. Ele informou que o detento cumpria pena de 17 anos desde 2008 por homicídio e tentativa de homicídio.