Polícia

Ex-reitor da Ulbra protocola notícia-crime contra juiz de Canoas

Segundo Ruben Becker, Guilherme Pinho Machado sonegou informações ao TRF da 4ª Região

O ex-reitor da Universidade Luterana do Brasil (Ulbra), Ruben Becker, protocolou nesta sexta-feira notícia-crime no Tribunal Regional Federal da 4ª Região acusando o juiz federal de Canoas, Guilherme Pinho Machado, de prevaricação. Segundo Becker, o magistrado sonegou informações importantes e capazes de mudar o entendimento dos desembargadores federais.     

A defesa alegou, na época, "exceção de suspeição" - instrumento previsto no Código de Processo Civil usado em situações em que a imparcialidade do julgador é posta em dúvida pela defesa do acusado. Segundo o advogado de Becker, Daniel Gerber, o próprio juiz já havia se declarado suspeito para julgar processos onde o ex-reitor figurava.

Ruben Becker administrou a Ulbra por mais de 20 anos e acabou afastado do cargo pelo Judiciário. Ele é alvo de investigação criminal federal e tem contra si mais de 70 ações tributárias de execução fiscal promovidas pela União tramitando na Vara de Canoas.