Polícia

Família de menina esfaqueada será acompanhada pelo Conselho Tutelar

Bebê de três meses morreu nesta madrugada

A família da menina de três meses que foi esfaqueada na noite de quarta-feira em Porto Alegre receberá acompanhamento do Conselho Tutelar. A criança morreu na madrugada desta sexta-feira. O pai da criança - que é suspeito de golpeá-la dentro de casa, no bairro Rubem Berta - foi recolhido ao Presídio Central. “Ele se reservou o direito de falar somente em juízo, mas confessou o crime informalmente aos policiais militares que atenderam o caso”, disse o titular da Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente (Deca), Andrei Luiz Vivan, que instaurou inquérito contra o homem por homicídio qualificado com motivo fútil e impossibilidade de defesa da vítima e também por porte ilegal de munição. “Foram encontrados 19 cartuchos na casa dele sem autorização.”

A mãe da menina já foi ouvida, mas o delegado pode pedir os seu testemunho novamente, assim como o de familiares e vizinhos. “Vamos averiguar quais foram os motivos que teriam levado o suspeito a fazer isso, se ele estava sob efeito de entorpecentes”, explicou Vivan. A mãe do bebê relatou ao delegado que não tinha conhecimento de que o marido usava drogas. “Ela só disse que ele usava álcool, por isso vamos averiguar.” Segundo o delegado, a mulher não deve perder a guarda do outro filho de 7 anos, que teria presenciado o crime, ou ser indiciada: “Segundo relatos que nós temos, foi ela que tirou ele de cima da menina”.

Vivan informou também que não havia registros anteriores semelhantes com relação ao suspeito. Esta seria, portanto, a primeira vez que ele teria agredido a criança.

A necropsia do corpo, que já foi encaminhado ao Departamento Médico-Legal (DML), também deve contribuir com outros detalhes para a investigação. “A perícia tem prazo de 10 dias para concluir o laudo. O mesmo tempo que eu tenho para terminar o inquérito.”

Crime

A agressão aconteceu por volta das 23h, de quarta-feira, na residência da família, em um beco da rua Donário Braga. A menina foi esfaqueada quando dormia em uma cama junto com o irmão de 7 anos. Segundo a mãe das crianças, o garoto saiu correndo e conseguiu escapar sem ser ferido. Ele gritou por socorro e chamou por ela, que estava no banheiro da casa.

A dona de casa disse que chegou no quarto e viu o marido esfaqueando a filha. Ela relatou que não houve briga e não vê motivo para o homem ter tentado matar a menina. De acordo com testemunhas, o suspeito costumava andar armado e ameaçar crianças da vila. Ele também teria comportamento agressivo, principalmente com a esposa, com quem estava casado havia dez anos.