Governo do RS anuncia apoio ao projeto da Cidade da Polícia em Passo Fundo

Governo do RS anuncia apoio ao projeto da Cidade da Polícia em Passo Fundo

Projeto será uma parceria entre o Executivo Estadual e a prefeitura do município

Marcel Horowitz

Cidade da Polícia deve ser entregue após dois anos do início da obra

publicidade

O Governo do RS anunciou apoio ao projeto da Cidade da Polícia em Passo Fundo. O projeto será uma parceria entre o Executivo Estadual e a prefeitura do município para viabilizar a construção de um espaço que vai integrar unidades das forças de segurança.

Segundo a prefeitura de Passo Fundo, a estrutura será construída em uma área de 12 mil metros quadrados, com duas edificações de 3,1 mil metros quadrados. A construção será erguida na localidade do antigo estádio Delmar Sitoni, na Vila Dona Eliza. O espaço vai englobar a a Secretaria Municipal de Segurança e um centro de operações.

Além, a área conterá cinco delegacias da Polícia Civil. A ideia é concentrar no local a 1ª e 2ª DP, Delegacia de Homicídios, DP de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) e a Delegacia de Polícia Regional.

O projeto terá investimento estimado de R$ 25 milhões. Em compensação, o governo do RS pretende repassar áreas do Estado. A expectativa é que a primeira parte da construção seja licitada ainda no primeiro semestre deste ano.

"Nosso governo aposta muito nas parcerias com os municípios. Esse projeto permitirá uma melhor sinergia da atuação na segurança pública. A prefeitura está concluindo o projeto, e a gente vai encaminhar a nossa participação para garantir esse importante investimento”, afirmou o governador Eduardo Leite.

Leite também lembrou do histórico de parcerias entre Estado e a administração municipal de Passo Fundo. “Vamos ter a Cidade da Polícia em Passo Fundo, a decisão política está tomada. Estivemos juntos com a prefeitura em obras importantes como do Hospital Municipal, Parque Linear da Avenida Brasil, Parque de Rodeios da Roselândia e Bom Recreio. Temos agora um caminho burocrático a ser cumprido e estou determinando a maior agilidade da nossa equipe para garantirmos o início das obras.”

Segundo o prefeito Pedro Almeida, o projeto deverá ficar pronto em aproximadamente dois anos após o início das obras.“O município tem feito investimentos importantes na área da segurança pública e um exemplo disto é a inauguração, em 2021, do Centro de Operações de Videomonitoramento. Agora, mais um projeto articulado, com uma estrutura centralizada para agrupar as polícias de Passo Fundo, que visa dar melhores condições de trabalho e atuação das forças policiais, garantindo mais segurança para a comunidade”, afirmou

A idealização da Cidade da Polícia contou com a participação dos delegados da região e do Departamento de Planejamento e Coordenação da Polícia Civil, de Porto Alegre. Foram realizadas proposições de layout da edificação de cada um dos andares, todos validados junto aos policiais civis.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895