Guardas municipais participam de treinamento e da criação de núcleos de inteligência

Guardas municipais participam de treinamento e da criação de núcleos de inteligência

Capacitação pretende integrar forças de segurança no enfrentamento do crime

Correio do Povo

Cerca de 40 guardas participaram da atividade

publicidade

Previsto entre as ações do Sistema de Segurança Integrada com os Municípios (SIM/RS), o primeiro Curso Integrado de Inteligência para Guardas Municipais iniciou nesta segunda-feira, na Secretaria da Segurança Pública do Estado, em Porto Alegre. Cerca de 40 guardas municipais de várias cidades participam da atividade de capacitação, treinamento, integração, qualificação e criação dos núcleos de inteligência de cada instituição.

A solenidade de abertura contou com a presença do secretário estadual de Segurança Pública, Cezar Schirmer. “Mais de 420 municípios já aderiram ao SIM/RS e os resultados são realmente extraordinários”. destacou. “O SIM//RS busca a colaboração e cooperação no enfrentamento do crime e da violência”, acrescentou. Segundo ele, o crime começa nos pequenos delitos nas cidades, citando como exemplo a depredação de bens públicos como luminárias e bancos de praça, o vandalismo e a pichação.



Cezar Schirmer alertou ainda que a droga está chegando em todos os municípios gaúchos, inclusive na zona rural. O secretário defendeu assim “a integração na inteligência, na prevenção, na operação e na tecnologia”. Para ele, o compartilhamento de informações e de dados é fundamental entre as instituições nas esferas municipal, estadual e federal. “Inteligência é somar informações e interpretar de forma a servir ao interesse público no combate à criminalidade. É injustificável quer não conversem entre si”, afirmou.

Nesse sentido, explicou, as guardas municipais “são o braço lá na ponta” no combate à violência nas cidades. “Estamos do mesmo lado. Os senhores são nossos aliados”, enfatizou. No âmbito das ações do SIM/RS, ele ressaltou também a importância do cercamento eletrônico em todas as cidades gaúchas. “Mais de mil ações criminosas foram detectadas e abortadas pelas câmeras online em Porto Alegre”, revelou. “Elas inibem o crime”, frisou.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895