Polícia

Homem é preso em Porto Alegre em operação contra pedofilia

Polícia Federal deflagrou ofensiva em 11 estados brasileiros

Polícia Federal deflagrou ofensiva em 11 estados brasileiros
Polícia Federal deflagrou ofensiva em 11 estados brasileiros Foto : Paulo Silva / PF / Divulgação / CP
De acordo com a Polícia Federal (PF) gaúcha, um homem foi detido em Porto Alegre durante operação "Glasnost" deflagrada nesta terça-feira em 11 estados brasileiros no combate à pedofilia. Ele foi preso em flagrante com imagens de pornografia infantil. Devem ser cumpridos quatro mandados de busca e apreensão na Capital. 

O Rio Grande do Sul é um dos alvos da ofensiva que ocorre também em Alagoas, Bahia, Ceará, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo. Segundo a PF, a operação é resultado de dois anos de investigação, que identificou quase uma centena de brasileiros envolvidos na produção e no compartilhamento de imagens relacionadas à exploração sexual de crianças e adolescentes na internet. Os investigados compartilhavam fotos e vídeos de crianças, adolescentes e até de bebês, muitos deles sendo abusados sexualmente por adultos, e as enviavam para seus contatos no Brasil e no exterior. Entre os alvos da operação há pessoas de várias idades e profissões, incluindo um policial militar, um oficial da Aeronáutica, um chefe de grupo de escoteiros e vários professores.

Entre os suspeitos já foram identificados três abusadores sexuais. Um deles abusava da própria filha, de apenas cinco anos de idade, e compartilhava imagens na internet com outros pedófilos ao redor do mundo. Ainda conforme a PF, ao longo dos 24 meses de investigações, em todos os casos em que foram identificados abusadores, foram tomadas providências imediatas, a fim de que os abusos fossem prontamente interrompidos.

Uma equipe de agentes que atuam na Glasnost também identificou brasileiros residentes nos Estados Unidos. Eles estão sendo investigados com a colaboração do FBI. Outros 200 suspeitos continuam sob investigação.

Cerca de 400 agentes participam para cumprir cerca de 80 mandados de busca e apreensão, além de 20 medidas de condução coercitiva e pelo menos um mandado de prisão preventiva. Todo o material coletado durante o cumprimento dos mandados de busca será periciado e analisado a fim de que sejam identificados abusadores e produtores de material pornográfico infanto-juvenil, podendo servir ainda de base para o início de novas investigações.

O nome da operação, “Glasnost”, é um referência ao termo russo que significa transparência. A palavra foi escolhida porque a maior parte dos investigados utilizava servidores russos para a divulgação de imagens de menores na internet e para realizar contatos com outros pedófilos ao redor do mundo.

Bookmark and Share