Uma briga, no final da noite de domingo, resultou na morte de um homem no bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre. Além dele, outra vítima está internada em estado grave. Um suspeito, que teria alegado motivações ideológicas para justificar o crime, foi preso.
De acordo com a Polícia Civil, o fato ocorreu às 23h57min, na avenida Venâncio Aires. Pelo menos dois dos envolvidos já se conheciam antes do crime e tiveram desavenças em outras ocasiões.
Uma câmera de segurança registrou o momento em que um homem é abordado por outros dois. As imagens também mostram que, após um desentendimento com agressões, ele saca um canivete e golpeia a dupla.
Um homem de 28 anos foi atingido duas vezes no flanco esquerdo, próximo ao coração. Mesmo ferido, ele ainda tentou correr por alguns metros, mas caiu no chão e acabou morrendo no entorno de uma parada de ônibus. Os antecedentes dele, considerados leves, eram posse de entorpecentes e pichação.
O outro ferido, de 24 anos, foi esfaqueado na região da nuca. Ele foi encaminhado ao Hospital de Pronto Socorro em estado grave. Até o momento desta publicação, o homem ainda estava inconsciente. A ficha policial dele tem registros por posse de drogas e violência psicológica contra mulher.
O suspeito, de 23 anos, foi preso em flagrante e admitiu o crime. Ele já respondia por lesão corporal. Conforme o depoimento dele aos policiais, o caso foi motivado por divergências ideológicas com a vítima que sobreviveu.
As discordâncias, ainda segundo o relato do preso, envolveriam questões étnicas e políticas. A Polícia Civil não descarta o envolvimento de parte dos envolvidos com grupos neonazistas, o que também será alvo de investigação.