Homicídios e latrocínios caem e roubos aumentam no 1º trimestre no RS

Homicídios e latrocínios caem e roubos aumentam no 1º trimestre no RS

Secretaria de Segurança Pública divulgou os indicadores criminais nesta terça-feira

Correio do Povo

publicidade

* Com informações do repórter Hygino Vasconcellos

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-RS) divulgou nesta terça-feira os indicadores criminais referentes ao primeiro trimestre de 2015. Na comparação com o mesmo período do ano passado, crimes como homicídios elatrocínios (matar para roubar) tiveram queda. Por outro lado, roubos em geral e furtos e roubos de veículos apresentaram crescimento.

Em relação aos homicídios houve queda de 5,19%. De janeiro a março deste ano foram contabilizados, através de ocorrências registradas 621 mortes e ano passado, no mesmo período, houve 655. Entre as cidades que mais contribuíram para a redução estão Caxias do Sul, Gravataí, São Leopoldo e Santa Maria. Os municípios de Porto Alegre, Alvorada e Pelotas também apresentaram queda, mas de apenas dois homicídios a menos em relação ao mesmo período do ano passado. A redução nos latrocínios foi mais acentuada, 46%. Este ano foram 22 ocorrências contra 41 em 2014. Os furtos também diminuíram nos três primeiros meses deste ano. Foram 4001 ocorrências a menos em relação ao mesmo período de 2014, o que representa queda de 9%. Os estelionatos apresentaram redução de 23%. De 4.344 casos passou para 3.336.

Do outro lado da balança, os roubos tiveram um aumento de 24% no primeiro trimestre deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Foram 3.428 registros a mais em 2015. Só Porto Alegre representou 1205 dessas ocorrências a mais. Contribuíram de forma mais expressiva para este aumento as cidades de Alvorada, Cachoeirinha, Canoas, Caxias do Sul, Gravataí, Novo Hamburgo, Rio Grande e Viamão. Juntas, essas oito cidades totalizam 1654 ocorrências a mais de roubo em relação ao período anterior.

Outro tipo de crime que cresceu foi o roubo de veículos, um acréscimo de 23%. Foram 744 registros a mais. O furto de veículos também registrou aumento, de 4,66%. Foram 217 a mais. De 4651 passou para 4868.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895