Polícia

Integrantes de quadrilha de clonagem de cartões são presos em Passo Fundo

Grupo foi surpreendido quando retirava o equipamento usado na fraude

Quatro integrantes de uma quadrilha especializada em clonagem de cartões magnéticos foram presos, em flagrante, nessa manhã, em Passo Fundo, Norte do Estado. O grupo foi surpreendido quando retirava o equipamento usado na fraude, que havia sido instalado num terminal de saque eletrônico da Caixa Econômica Federal. O equipamento usado para a clonagem – batizado de chupasenha - havia sido instalado no terminal bancário do shopping Bella Cittá, no Centro do município.

A quadrilha vinha agindo na região há pelo menos dois meses. Ontem à tarde, um funcionário de uma loja do shopping observou um homem mexendo na máquina de saque e, como sabia que tinham ocorridos casos de clonagem naquele posto, alertou os seguranças do estabelecimento. Os seguranças do shopping passaram a monitorar o terminal de saque eletrônico e, no final da manhã de hoje, flagraram os dois retirando o equipamento. A Brigada Militar foi acionada e soldados da Bike Patrulha e do Batalhão de Operações Especiais cercaram as saídas do prédio. Um foi preso no interior do posto bancário e outro no estacionamento do shopping.

A BM recebeu informações de que outros dois homens, que tripulavam um Gol cinza, com placas de São Paulo, haviam fugido devido à movimentação policial. Viaturas saíram em buscas e o veículo foi encontrado estacionando na rua Ângelo Preto em frente a um hotel, próximo à estação rodoviária. Os PMs encontraram os dois pagando a conta do hotel para fugir. Na bagagem dos criminosos, os policiais encontraram outros equipamentos usados para a clonagem de cartões magnéticos.

Os presos estavam com documentos de identidades dos estados de São Paulo e Minas Gerais. A suspeita é de que as identidades sejam falsas. Os quatros foram conduzidos para a Delegacia da Polícia Federal de Passo Fundo, onde estão sendo autuados em flagrante por furto qualificado. O delegado federal, Paulo César Bulgos de Andrade, disse que a quadrilha vinha sendo investigada há dois meses. Há um mês, a polícia havia registrado casos de clonagem no terminal de saque eletrônico do Banrisul, no próprio shopping Bella Città. Além disso, segundo o delegado, foram registrados casos em Erechim e Getúlio Vargas. Paulo César Bulgos de Andrade acredita que a quadrilha é de fora do Estado.