Em júri realizado na terça-feira, na Comarca de Passo Fundo, o conselho de sentença considerou um homem culpado pelo homicídio qualificado de um ciclista, às margens da ERS 153, em fevereiro de 2018. A pena aplicada foi de 14 anos e três meses de reclusão, em regime fechado. O crime foi reconhecido com as qualificadoras de meio que resultou perigo comum e de recurso que dificultou a defesa da vítima, o médico Jonatas da Fonseca Conterno, de 37 anos.
O réu foi conduzido ao Presídio Regional de Passo Fundo para início do cumprimento da pena. Cabe recurso da decisão.
Durante o júri, presidido pelo juiz de direito André Luis Ferreira Coelho, da 1ª Vara Criminal Especializada em Júri da Comarca de Passo Fundo, foram ouvidas quatro testemunhas de acusação e quatro de defesa, além de realizado o interrogatório do réu.
O Ministério Público foi representado pelo Promotor de Justiça Rodrigo Alberto Wolf Piton, com apoio dos assistentes de acusação, os advogados Renato de Lemos e Norberto Azambuja Ilha Filho. A defesa do réu foi feita pelas advogadas Ana Paula da Silva e Andreia Tavares de Jesus.
O fato
Conforme denúncia, o crime ocorreu na ERS 153, em Passo Fundo, quando o réu, sob influência de álcool e em alta velocidade, atropelou fatalmente o ciclista Jonatas da Fonseca Conterno. Segundo o Ministério Público, o réu dirigia embriagado, colocando em risco não apenas a vítima, mas também outras pessoas que transitavam pelo local, caracterizando o perigo comum.