A 2ª Vara Criminal da Comarca de Tramandaí, no litoral Norte, condenou o ex-comissário de Polícia Nilson Aneli e mais oito pessoas por envolvimento criminoso com o traficante Alexandre Madeira, o “Xandi”, ainda em janeiro de 2015. Aneli compunha a equipe do então secretário de Segurança Pública do Estado Airton Michels, ainda durante a gestão de Tarso Genro. A suspeita de envolvimento surgiu após a morte do criminoso, quando o grupo se reuniu com Xandi em uma casa de veraneio em Tramandaí.
Homens armados invadiram o imóvel e dispararam contra Xandi e Marcelo Mendes Ventimiglia, que sobreviveu. Além de Aneli e de Ventimiglia, foram denunciados Alexandre Munhoz de Camargo Flores, Dênifer Carlos Lara da Silva, Juliano Rigotti Vargas, Leandro Fernandes Vivian, Marcio Antonio Colares Bandeira e Mauricio Robert Sequeira. Aneli recebeu pena de 9 anos e 6 meses de reclusão em regime inicial fechado, por falsidade ideológica e organização criminosa.
Inicialmente, o ex-comissário alegou que fazia serviço de segurança para Xandi e negou relação pessoal com o traficante. No entanto, as investigações entenderam que “a prova é segura e não deixa dúvidas da existência de uma organização criminosa, fortemente armada, da qual todos os réus faziam parte, prestando serviços vinculados à empresa de fachada, para lavagem de dinheiro do tráfico, liderada por ‘Xandi’, a qual se valia da condição de funcionário público de um dos integrantes (Aneli) para prática de infração penal, e que fazia a segurança do líder”.
Os réus não poderão apelar em liberdade. A Justiça decretou, também, a perda dos objetos, armas, veículos e valores apreendidos com o grupo. Veículos e armamento confiscados foram encaminhados à Polícia Civil em Tramandaí para que sejam usados pela corporação, no futuro. Cabe recurso da decisão.
Justiça condena ex-comissário Nilson Aneli e mais oito por envolvimento com Xandi
Suspeita de envolvimento com tráfico surgiu após morte do criminoso em tiroteio em Tramandaí