Polícia

Líder de facção procurado desde 2022 é preso na zona Norte de Porto Alegre

Conhecido como Nuno, criminoso é apontado como chefe do tráfico na Cohab Rubem Berta

Armas e munições apreendidas com comparsas que revelaram paradeiro de chefe do tráfico
Armas e munições apreendidas com comparsas que revelaram paradeiro de chefe do tráfico Foto : BM / CP

Um foragido do sistema prisional foi recapturado, na manhã desta sexta-feira, na zona Norte de Porto Alegre. Conhecido como Nuno, o homem de 29 anos é apontado como líder da facção que atua na localidade conhecida como Cohab Rubem Berta. A prisão dele foi fruto da ação conjunta entre Brigada Militar e Polícia Civil.

Nuno foi localizado após a prisão de dois comparsas, que revelaram seu paradeiro. A dupla foi presa na noite de quinta-feira. Na ocasião, uma guarnição do 20º BPM foi acionada após a denúncia de moradores sobre um jovem que ostentava uma arma de fogo na rua Oscar Ferreira.

Ao notar a aproximação dos militares, o denunciado tentou fugir e entrou em um bar, onde acabou sendo detido. O preso tem 19 anos. Na posse dele estava uma pistola calibre 9 milímetros, dois carregadores e 30 munições.

Ainda no interior do estabelecimento, um segundo homem acabou sendo preso. Ele tem 28 anos e portava um resolver calibre .38, com seis munições, além de uma porção de maconha.

Ambos os presos somam antecedentes criminais por tráfico, roubo, ameaça, entre outros. A dupla integra a facção atuante na Cohab Rubem Berta. Às forças de segurança, eles revelaram onde estava o líder do grupo.

O foragido se enscondia dentro de um apartamento na região. A captura dele foi realizada por agentes da 3ª Delegacia de Homicídios, após a Justiça autorizar um mandado de busca e apreensão no imóvel. Uma pistola e dez carregadores foram apreendidos no local.

Nuno era procurado desde novembro de 2022, quando fugiu do regime semiaberto após romper uma tornozeleira eletrônica. Ainda havia contra o fugitivo um mandado de prisão preventiva por homicídio. Antes de fugir, ele cumpria pena de 12 anos e sete meses de reclusão.

As apreensões e a prisão do trio ocorreram no âmbito da Operação Saturação de Área. Deflagrada em conjunto pela BM e o Departamento de Homicídios, a mais recente fase da ofensiva teve início em janeiro e tem caráter permanente. A ação é uma resposta à escalada das disputas entre duas facções, iniciadas em setembro, na zona Norte da Capital. Não há prazo de término para a operação.