Polícia

Líder de facção criminosa é condenado em Porto Alegre por tentativa de homicídio qualificado

Crime ocorreu em 2014, após desavenças relacionadas ao tráfico de drogas

O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) obteve a condenação de dois réus por tentativa de homicídio qualificado por motivo torpe, em sessão do Tribunal do Júri realizada em Porto Alegre. O crime ocorreu em 2014, após desavenças relacionadas ao tráfico de drogas.

A promotora de Justiça Lúcia Callegari atuou no julgamento, que resultou na condenação de um líder de uma facção criminosa, à pena de 12 anos, 5 meses e 10 dias de reclusão, em regime fechado. O juiz aplicou duas agravantes: liderança em organização criminosa e a reincidência. O réu havia cumprido três anos de pena em presídio federal, em decorrência da Operação Pulso Firme.

O outro acusado foi condenado a 8 anos de reclusão, também em regime fechado. Ambos foram denunciados pelo MPRS por tentativa de homicídio qualificado, praticado por motivo torpe.

Para a promotora de Justiça Lúcia Callegari, “o Tribunal do Júri reafirma o papel da sociedade na responsabilização de quem acredita estar acima da lei. A condenação dos dois réus, especialmente do líder da facção, que representa um grande perigo para a sociedade gaúcha, é um recado claro: quem manda é o Estado, não o crime organizado”.

Veja Também