Milícia rural é alvo de operação da Polícia Civil em Cacequi

Milícia rural é alvo de operação da Polícia Civil em Cacequi

Quadrilha cobrava "proteção" dos pecuaristas para que o gado bovino e defensivo agrícola não fossem furtados por ela mesma

Correio do Povo

Ação teve oito mandados de prisões preventivas e seis de busca e apreensão

publicidade

A Delegacia de Polícia Especializada na Repressão aos Crimes Rurais e de Abigeato (Decrab) de Bagé, sob comando do delegado André Mendes, prendeu oito criminosos na manhã desta segunda-feira durante a operação Ronda Tirana. Houve apoio da Brigada Militar na ação..

Oito mandados judiciais de prisões preventivas e seis mandados de busca e apreensão foram cumpridos em Cacequi. Três dos alvos já estavam recolhidos no Presídio Estadual de Cacequi. Dois suspeitos permanecem foragidos.

As investigações começaram no primeiro semestre do ano passado, após o recebimento de uma série de informações sobre a atuação de uma verdadeira milícia rural em que seus integrantes cobravam “serviços de rondas noturnas”.

Os policiais civis apuraram que, na verdade, a cobrança era para a própria quadrilha não furtar gado bovino e até mesmo defensivo agrícola. Muitos produtores por medo acabaram aceitando o "serviço" oferecido.

Houve então a identificação de uma organização criminosa que cometia os furtos em propriedade rurais que não pagavam pela suposta “ronda noturna”. O líder da quadrilha definia qual propriedade rural seria atacada e os demais integrantes, divididos em equipes, realizavam os furtos.

Conforme os agentes da Decrab de Bagé, alguns produtores rurais de Cacequi chegaram a desistir da pecuária devido ao elevado índice de criminalidade no campo, seja furto de animais bovinos ou defensivos agrícolas, nos últimos anos.

O delegado André Mendes destacou o apoio do Ministério Público do Rio Grande do Sul e do Poder Judiciário.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895