A Polícia Civil investiga a expulsão de moradores, por traficantes, de quatro residenciais na zona Sul de Porto Alegre, construídos pelo programa federal Minha Casa, Minha Vida. São eles: Jardim do Paraíso, Recanto do Guerreiro, Ana Paula e Camila. No ano passado já foram registradas pelo menos dez ocorrências relatando esse tipo de situação, conforme explica a titular da 14ª Delegacia de Polícia, Shana Hartz.
A policial observa que a situação é “problemática” e que inclusive muitos apartamentos já foram revendidos, o que é proibido. “Alguns imóveis já estão no segundo ou terceiro proprietário.” Dos registros realizados na delegacia, apenas um deles foi feito pelo dono original do imóvel, aquele que passou pelo processo de triagem realizado pelo Departamento Municipal de Habitação (Demhab). Nesse caso, a polícia foi até o local e quem ocupava o imóvel ilegalmente deixou a propriedade na chegada dos agentes ao condomínio.
A delegada revela que 60% das ocorrências foram registradas nos residenciais Camila e Ana Paula. Entretanto, a polícia enfrenta dificuldades tanto pelo baixo número de registros quanto pela lei do silêncio que faz com que mesmo que fez a ocorrência “desapareça” após procurar a delegacia, sem voltar para prestar depoimento. “O traficante se aproveita da situação, se vale do silêncio da vítima.”
Shana recomenda que os moradores expulsos das residências procurem uma delegacia de polícia, façam o registro da ocorrência e levam o documento para a agência da Caixa Econômico Federal (CEF) onde foi firmado o contrato. Além disso, o Demhab deve ser comunicado, conforme a delegada, para tentar um novo benefício. Mas isso só vale para quem é o proprietário original.
Brigada Militar prendeu 57 na região em 2014
O comandante interino do Comando de Policiamento da Capital (CPC), tenente-coronel José Henrique Gomes Coronel Botelho, revela que nos quatro residenciais foram efetuadas 57 prisões no ano passado. Além disso, a maior parte das ocorrências nas unidades são por tráfico de drogas - com uma maior predominância no Camila e Ana Paula - receptação de veículo furtado ou roubado e lesão corporal.
O policial observou que a zona Sul de Porto Alegre é um lugar propício para a construção de novos empreendimentos habitacionais pela maior oferta de terrenos. Contudo, ele esclarece que durante esse deslocamento de pessoas muitas vezes podem estar sendo transferidas facções criminais, que acabam ficando próximas e podem passar a disputar espaço. No caso, as unidades habitacionais. Por isso, Botelho descarta a possibilidade de traficantes de fora dos condomínios estarem por traz das invasões.
Moradores de condomínios são expulsos por traficantes em Porto Alegre
Em 2013 foram registradas dez ocorrências deste tipo na 14ª Delegacia de Polícia?<br />