A promotora Lúcia Callegari ofereceu denúncia na 1ª Vara do Júri de Porto Alegre, nesta segunda-feira, contra 12 pessoas acusadas de envolvimento no assassinato do vice-presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado do Rio Grande do Sul (Cremers) Marco Antônio Becker. Segundo o Ministério Público Estadual, oito delas teriam participação direta no homicídio e outras quatro são acusadas de crimes relacionados ao caso.
A Polícia Civil indiciou, há mais de uma semana, cinco suspeitos, entre eles o andrologista Bayard Fischer dos Santos, apontado pela Delegacia de Homicídios do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) como mandante do crime, ocorrido em dezembro de 2008. O Ministério Público ainda não confirma se Bayard está entre os denunciados. A promotora Lúcia Callegari também pediu, na Justiça, quebra do sigilo dos nomes envolvidos.
Caso
Becker foi morto na noite de 4 de dezembro, quase em frente a um restaurante, na Ramiro Barcelos, no bairro Floresta, em Porto Alegre. A vítima foi executada com quatro tiros, quando estava em seu carro, um Gol. Os assassinos fugiram em uma moto Falcon, de cor preta.
Até hoje, a arma do crime, uma pistola .40, não foi encontrada. Os policiais militares afirmam ter apreendido uma Falcon, semelhante à que teria sido usada no assassinato. A Polícia, por sua vez, nega com veemência o encontro deste veículo.
Assassinatos de difícil solução não são raros no Rio Grande do Sul. Em 28 de agosto deste ano, dois homens em uma motocicleta mataram o agente penitenciário Vagner Cardoso Gerhardt, 29 anos. A vítima foi atingida por pelo menos dois tiros quando trafegava de carro pela avenida Baltazar de Oliveira Garcia, no bairro Rubem Berta, zona Norte da Capital. O assassinos fugiram. Até hoje a Delegacia de Homicídios não descobriu os autores do crime. Também o caso do médico homeopata, que foi acusado de ter matado a amante e o filho, ocorrido em 2005, em Porto Alegre. Os corpos das vítimas jamais foram encontrados.
O crime mais emblemático é sem dúvida o caso de José Antônio Daudt, ocorrido há 20 anos. O criminoso nunca foi descoberto. O crime prescreveu no ano passado.
MP denuncia 12 pessoas por participação no assassinato de Marco Antônio Becker
Promotora Lúcia Callegari também pediu quebra do sigilo dos nomes envolvidos