MP denuncia facção por construção de túnel de acesso à Cadeia Pública de Porto Alegre

MP denuncia facção por construção de túnel de acesso à Cadeia Pública de Porto Alegre

Líderes da quadrilha "Os Manos" teriam elaborado plano para facilitar fuga de detentos

Correio do Povo

Túnel foi descoberto no final do mês de fevereiro

publicidade

O Ministério Público ofereceu denúncia nessa terça-feira contra líderes da facção “Os Manos” por terem determinado a construção de um túnel de acesso à Cadeia Pública de Porto Alegre (ex-Presídio Central). A galeria iria facilitar a fuga deles e de outros cerca de mil detentos.

A Promotoria de Justiça Especializada no Combate aos Crimes de Lavagem de Dinheiro e Organização Criminosa indiciou Tiago Benhur Pereira, Fábio Roberto Souza Nunes (o Kapa), Fabrício Santos da Silva (Nenê) e Antônio Marco Braga Campos (Chapolim). Todos estão no sistema penitenciário. Já Juliano Biron da Silva (Biron), antes sem indiciamento, agora foi denunciado. Todos responderão por constituírem e integrarem organização criminosa e por facilitação de fuga. Benhur e Chapolim também foram denunciados por lavagem de dinheiro.

Em 22 de fevereiro, após três meses de investigações, foi deflagrada a Operação Túnel Santo, do Denarc, quando faltava cerca de 40 metros para a galeria chegar ao presídio. Naquele dia, houve a prisão de oito pessoas. Os crimes ocorreram com forte aporte financeiro e de recursos materiais, veículos e bens imóveis para a execução da obra.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895