capa

MP oferece denúncia contra homem acusado de matar advogado na Cidade Baixa

Homem, de 23 anos, deve responder por crime de latrocínio

Por
Correio do Povo

Advogado de 28 anos foi morto na tarde de 26 de março na Cidade Baixa

publicidade

A Promotoria de Justiça Criminal de Porto Alegre apresentou nessa segunda-feira uma denuncia contra Luís Henrique Lopes Lima, de 23 anos, que está preso preventivamente desde o 4 de abril suspeito da morte do advogado Gabriel Pontes Fonseca Pinto, ocorrida no Bairro Cidade Baixa, em Porto Alegre, no dia 26 de março. A denúncia, assinada pela promotora de Justiça Lessandra Bergamaschi, aponta que o acusado cometeu o crime de latrocínio. Conforme as investigações, o roubo apenas não teria se consumado por circunstâncias alheias à vontade do denunciado.

Na denúncia, o Ministério Público (MP) sustenta que no dia do crime, por volta das 16h, o acusado tentou roubar dinheiro e demais pertences da vítima Gabriel Pontes Fonseca Pinto "mediante grave ameaça e violência exercidas com o emprego de uma arma de fogo, o que resultou na morte da vítima". Às 15h56min daquele dia, Gabriel, que era advogado, havia sacado R$ 800 junto a um caixa eletrônico do supermercado Zaffari na Rua General Lima e Silva. Logo depois, se deslocou à agência da Caixa Econômica Federal da Rua José do Patrocínio, onde foi brevemente atendido.

A abordagem do assalto ocorreu às 16h07min na José do Patrocínio. O acusado havia estacionado a motocicleta que conduzia na Rua Alberto Torres, que fica nas proximidades, e a deixou ligada. Em seguida, anunciou o assalto, apontando a arma para o rosto de Gabriel, que não quis entregar os seus pertences, de acordo com testemunhas, informou o MP. Eles entraram em luta corporal até que Gabriel foi baleado. A vítima chegou a ser encaminhada para o Hospital de Pronto Socorro, mas morreu no mesmo dia.

Apesar de ter atingido a vítima, o acusado não conseguiu levar os bens de Gabriel e acabou saindo do local porque os tiros chamaram a atenção de pessoas ao redor, que começaram a se aproximar.