O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS), por meio da Promotoria de Justiça Criminal de Santa Maria, denunciou os pais de uma menina de um mês e 28 dias pelos crimes de homicídio por ação e por omissão, além de tortura. A avó paterna também foi denunciada pelo crime de homicídio por omissão.
A denúncia foi apresentada pela promotora de Justiça Caroline Mottecy de Oliveira no dia 15 de dezembro. A promotora também pediu à Justiça a prisão preventiva da avó e solicitou procedimentos complementares para esclarecer pontos pendentes no inquérito policial.
De acordo com a investigação, os pais submeteram a criança a intenso sofrimento físico e mental, privando-a de alimentação adequada, higiene, convívio familiar e atendimento médico. A vítima chegou a permanecer com o braço quebrado por cerca de uma semana sem receber cuidados, além de ter sido isolada em um quarto sujo e submetida a agressões físicas, como mordidas.
- MPRS denuncia influenciador Nego Di por descumprimento de medidas protetivas em caso de violência doméstica
- Réu apontado como líder de facção é absolvido por homicídio na zona Sul de Porto Alegre
As lesões evoluíram para um quadro grave de traumatismo craniano, que causou a morte da criança no dia 27 de novembro. De acordo com o MPRS, o crime de homicídio por ação ocorre quando o agente pratica atos diretos que resultam na morte da vítima, como as agressões físicas constatadas no caso.
Já o homicídio por omissão se configura quando a pessoa, tendo o dever legal de agir para evitar o resultado, permanece inerte, permitindo que a morte ocorra. Segundo a denúncia, teria sido o que aconteceu com os pais, que não impediram as agressões mútuas nem buscaram socorro, e com a avó, que, mesmo convivendo na mesma casa e sabendo das agressões, nada fez para proteger a criança ou acionar as autoridades.