Ocupação de presídio em Canoas chega a 303 detentos

Ocupação de presídio em Canoas chega a 303 detentos

Cerca de 51 presos seguem em viaturas e delegacias de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos

Correio do Povo

Cerca de 51 presos seguem em viaturas e delegacias de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Sinos

publicidade

A Penitenciária Estadual de Canoas 2 (Pecan 2), que possui seis galerias totalizando 800 vagas, chegou no final da manhã desta terça-feira a 139 detentos transferidos desde o final da tarde de domingo passado. Os apenados vieram de outros estabelecimentos prisonais, de viaturas e de delegacias. De acordo com a Superintendência dos Serviços Penitenciários (Susepe), a ocupação da casa prisional, que já recebe 303 presidiários em quatro galerias. será gradual. Até o meio-dia desta terça, permaneciam ainda em torno de 51 presos em viaturas e delegacias de Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale dos Sinos.

Conforme levantamento da Polícia Civil, a Capital tinha 5 na 2ªDPPA e 4 na 3ªDPPA. Em Canoas, Novo Hamburgo, São Leopoldo e Viamão encontravam-se 9 detidos em cada DPPA respectivamente. Já Alvorada tinha 5 e Gravataí tinha um único preso. A expectativa é de que o montante seja zerado até o final do dia. A trabnsferência é feita pela Brigada Militar ou Polícia Civil.

Segundo a Susepe, a Pecan 1 foi inaugurada em março de 2016. Já as duas primeiras galerias da Pecan 2 foram abertas em 2017, sendo uma em julho e a outra em setembro. Quatro galerias possuem 128 vagas cada. Outras duas têm 144 vagas cada. A Susepe pretende abrir as Pecan 3 e 4 no primeiro semestre de 2018. O Complexo Penitenciário de Canoas, quando estiver totalmente pronto, terá um total de 2.808 vagas.

As duas galerias da Pecan 2 estão operando com policiais militares até a vinda de novos agentes penitenciários. Quatrocentos e oitenta foram aprovados no último concurso público e as nomeações deles estão previstas para os próximos dias. O curso de formação inicia em meados deste mês e será concluído até fevereiro de 2018.

Na segunda-feira, a Susepe lançou edital de licitação para instalação de bloqueadores de celulares no Complexo Penitenciário de Canoas. Os equipamentos serão locados e instalados numa central que atenderá os quatro módulos prisionais. O contrato é pelo prazo de 12 meses, prorrogável por mais 60. A manutenção do sistema será de responsabilidade da empresa vencedora da licitação. Será o primeiro estabelecimento prisional gaúcho a receber os bloqueadores de sinais de radiocomunicação. O prazo para entrega dos envelopes com as respostas das empresas interessadas no certame é até o dia 10 deste mês.

Pela manhã, a Amapergs Sindicato, que representa os agentes penitenciários, realizou um protesto, junto com os aprovados no concurso público, na Assembleia Legislativa. A manifestação foi contra contra a presença da Brigada Militar na Pecan 2, em favor da criação de uma força-tarefa da Susepe para atuar na Pecan 2 e pela imediata nomeação dos concursados. Eles pretendiam se reunir com o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Edgar Preto, e com o líder da bancada do governo, deputado Gabriel Souza.


Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895