Polícia

Oito pessoas são presas por tráfico de animais silvestres

Operação da PF e do Ibama descobriu comércio entre Brasil, Uruguai e Argentina

Alguns investigados do grupo também atuavam no tráfico de armas e munições do Uruguai para o Brasil
Alguns investigados do grupo também atuavam no tráfico de armas e munições do Uruguai para o Brasil Foto : PF / Divulgação / CP
A Polícia Federal (PF) prendeu oito pessoas nesta terça-feira durante operação em parceria com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para repressão ao tráfico internacional de animais silvestres. Foram localizados um jabuti, um tucano, além de pássaros de diversas espécies e tartarugas tigre-d’água. A PF cumpriu 10 mandados de busca e apreensão em casas, comércios e criadores não autorizados nos municípios gaúchos de Alvorada, Barão, Dom Pedrito e Porto Alegre, além de Piracicaba, em São Paulo.

Investigações iniciadas há seis meses da Operação Pampa Verde identificaram a conexão de cidadãos uruguaios e brasileiros que comercializavam irregularmente animais da fauna silvestre e exótica, como pássaros de espécies variadas, algumas ameaçadas de extinção, e répteis, principalmente tartarugas tigre-d’água.

Os animais eram transportados em veículos comuns e comercializados no Brasil (no Rio Grande do Sul e em São Paulo), no Uruguai e na Argentina. A PF apurou que alguns investigados do grupo também atuavam no tráfico de armas e munições do Uruguai para o Brasil.

Durante as investigações a Polícia Federal e o Ibama apreenderam mais de 400 pássaros e 30 tartarugas. Informações repassadas através da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) às autoridades uruguaias resultaram na identificação de um cativeiro de aves em Montevidéu, de propriedade de um cidadão uruguaio residente em Porto Alegre, investigado na operação.

Assista ao vídeo das apreensões:


Bookmark and Share