Operação apreende mais de duas toneladas de explosivos no RS
capa

Operação apreende mais de duas toneladas de explosivos no RS

Medida é preparatória para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016

Por
Rádio Guaíba

publicidade

Mais de duas toneladas de explosivos, 356 unidades de espoletas e quase 1,2 mil metros de cordel detonante foram apreendidos, em menos de 24 horas, pela operação Dínamo III, deflagrada nesta segunda-feira no Rio Grande do Sul. A ofensiva, sem prazo de término definido, consiste em intensificar a fiscalização e o controle de produção, armazenamento, venda, transporte e uso de explosivos, como medida preparatória para os Jogos Olímpicos do Rio em 2016.

A finalidade é reduzir ou evitar que o material seja desviado de empresas registradas ou de origem ilícita e empregado contra pessoas e estruturas físicas em meio ao torneio. Até o momento, 40 pontos foram vistoriados, com nove empresas autuadas pela operação, que reúne 95 integrantes da 3ª Região Militar do Exército, além de efetivo de apoio das Polícias Civil, Militar, Federal e Rodoviária Estadual.

O trabalho também recebe o acompanhamento de servidores do Departamento Nacional de Produção Mineral (DNMP) e do Ministério Público Federal (MPF).