Polícia

Operação coíbe vandalismo em trens e estações da Trensurb

Ações da BM buscam inibir brigas de "bondes"

Ações da BM buscam inibir brigas de "bondes"
Ações da BM buscam inibir brigas de "bondes" Foto : Trensurb / Divulgação / CP
Um operação conjunta da Brigada Militar e da Trensurb foi deflagrada nessa sábado contra os “bondes” que promovem brigas e vandalismo no interior dos vagões e estações. Ações surpresas devem se repetir em dias e horários alternados, conforme o comandante do 11º Batalhão de Polícia Militar (BPM), tenente-coronel Régis Rocha da Rosa. O oficial lembrou que os jovens retornam para a Região Metropolitana, oriundos dos bares da área central de Porto Alegre, promovendo brigas, arruaças, roubos e vandalismo.

“A operação foi um sucesso. Certamente se não houvesse essa ação eles teriam danificado os trens e as estações, gerando um enorme prejuízo à população que usa o metrô”, complementou o gerente operacional da Trensurb, Euclides Heron Coimbra.

A mobilização ocorreu em Porto Alegre entre 5h e 6h de sábado. A BM ocupou e bloqueou as saídas estações Mercado, com os policiais militares do 9º BPM, e Anchieta, com o efetivo do 11º BPM. Em ambas as estações, agentes de segurança operacional da Trensurb também participaram da ação que não registrou nenhum incidente. O principal alvo foi o grupo de cerca de 200 jovens que havia embarcado na estação Mercado. Na estação Anchieta, todos eles foram abordados de surpresa, sendo revistados e identificados. Uma garota foi detida por tráfico de drogas.

A estratégia da BM e da Trensurb havia sido discutida no dia 15 deste mês, sendo acertada na ocasião a realização periódica de ações integradas para coibir ações delituosas praticadas ao longo da linha metroviária por grupos de jovens nos conhecidos como “bondes”. Outras ações parecidas já haviam sido realizadas, como a identificação e revista de cerca de 150 integrantes de “bondes” na estação São Pedro, ocorrida em 9 de abril deste ano.