Operação combate desvio de verba pública de banco no RS

Operação combate desvio de verba pública de banco no RS

Ofensiva deve cumprir ordens judiciais em 12 cidades gaúchas

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Operação combate desvio de verba pública de banco no RS

publicidade

Uma operação, deflagrada na manhã desta terça-feira, busca desarticular uma organização criminosa por desvio de verba pública de uma instituição financeira no Rio Grande do Sul. A ofensiva, chamada de Stellio, deve cumprir hoje 212 ordens judiciais em 12 cidades, incluindo região Metropolitana, interior e Porto Alegre. Dez pessoas já foram presas.  

Os municípios envolvidos na operação são Alvorada, Cachoeirinha, Caçapava do Sul, Canoas, Capivari do Sul, Cidreira, Imbé, Palmares do Sul, Porto Alegre, Santa Cruz do Sul, São Leopoldo, e Viamão. Segundo informações da Delegacia Fazendária, são investigados crimes de lavagem de dinheiro e estelionato.

A organização criminosa usava empresas de fachada e com a conivência de funcionários de instituições financeiras públicas e privadas para firmar contratos de empréstimos bancários fraudulentos, apresentando como garantia cheques sem fundo ou bens com documentação falsificada.

O dinheiro arrecadado era desviado para contas bancárias operadas pelos articuladores do esquema. Ao menos 300 policiais civis foram designados para trabalhar na operação. 

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895