Polícia

Operação combate homicídios em reserva do Rio Grande do Sul

Trinta e duas ordens judiciais devem ser cumpridas na cidade de Benjamim Constant do Sul

Operação combate homicídios em reserva do Rio Grande do Sul
Operação combate homicídios em reserva do Rio Grande do Sul Foto : Polícia Federal / Divulgação / CP
A Policia Federal, com auxílio da Brigada Militar e do Exército, deflagrou na manhã desta quinta-feira uma operação para combater homicídios e outros crimes na Reserva de Votouro, na cidade de Benjamim Constant do Sul, no Alto Uruguai. A ofensiva foi chamada de Terra Sem Lei. 

Policiais e militares devem cumprir 14 mandados de prisão preventiva e 18 de busca e apreensão. As investigações iniciaram em março, a partir do homicídio de um indígena, dentro da reserva. Em maio, o sobrinho do prefeito de Benjamin Constant do Sul foi morto na região, e o próprio prefeito foi mantido em cárcere privado e torturado, fatos que também passaram a ser objetos de inquérito da Polícia Federal.

Os crimes investigados na Operação Terra Sem Lei são homicídio, tentativa de homicídio, incêndio criminoso, rixa qualificada, organização criminosa, cárcere privado e tortura. Participam da operação mais de 200 homens da Polícia Federal, da Brigada Militar e do Exército Brasileiro.