Operação combate lavagem de dinheiro em exportações de máquinas para a Venezuela

Operação combate lavagem de dinheiro em exportações de máquinas para a Venezuela

Organização criminosa que teria movimentado mais de R$ 200 milhões

Correio do Povo

Organização criminosa desviava valores de compra de máquinas agrícolas

publicidade

A Receita Federal, Polícia Federal e Ministério Público Federal deflagram, na manhã desta segunda-feira, a Operação Conexão Venezuela, que tem como objetivo investigar a prática dos crimes de lavagem de dinheiro e organização criminosa com atuação no Rio Grande do Sul. A partir da identificação pela Receita Federal de pessoas jurídicas no Estado e em São Paulo que realizavam transações atípicas, supostamente no exercício de atividade de intermediação de exportação de máquinas e implementos agrícolas do Brasil para a Venezuela, a investigação foi iniciada. Apenas no período de 2010 a 2014, os valores movimentados pela organização teriam ultrapassado o montante de R$ 200 milhões.

Conforme as informações coletadas, empresas do país sul-americano, entre elas uma estatal, enviavam vultuosos valores para o país supostamente para a aquisição de equipamentos do setor rural. Entretanto, parte considerável do montante não chegaram aos fornecedores, mas foram depositados em diversas contas bancárias e, posteriormente, remetida ao exterior. Algumas delas tiveram como beneficiários pessoas jurídicas sediadas em paraísos fiscais.

A Polícia Federal cumpre 14 mandados de busca e apreensão em Porto Alegre, quatro, um em Canoas, quatro em Passo Fundo, dois em Erechim, um em Americana e dois em São Paulo. Além disso, seis pessoas serão conduzidos coercivamente em locais não divulgados.

Mais Lidas

Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895