Operação contra crimes cibernéticos é realizada pela PF no Rio Grande do Sul

Operação contra crimes cibernéticos é realizada pela PF no Rio Grande do Sul

Ação contra quadrilha de hackers foi desencadeada também em São Paulo e no Ceará

Correio do Povo

Agentes investigam organização criminosa que atua na deep web, lado obscuro da internet

publicidade

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta terça-feira a operação Singular com o objetivo de combater a criminalidade cibernética que atua sobretudo no ambiente da Deep Web, zona da internet não indexada pelos mecanismos de busca e oculto do grande público. A ação ocorre em São Paulo, Rio Grande do Sul e Ceará. Os agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva e outros cinco mandados de busca e apreensão. Cinco criminosos já foram detidos.

As investigações, conduzidas pelos policiais federais paulistas, identificaram uma organização criminosa com abrangência nacional, sendo liderada por sete criminosos cibernéticos. O principal crime cometido é a fraude bancária eletrônica, com o roubo de dados de cartões de crédito e sua posterior revenda. 

Em um dos casos, por exemplo, os hackers invadiram o sistema informático de uma grande empresa responsável pela elaboração de concursos e cobravam valores em criptomoedas para aprovar candidatos que conseguissem chegar à segunda fase do certame da Ordem dos Advogados do Brasil.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895