Polícia

Operação da Polícia e das Forças Armadas termina com 13 detidos em Niterói

Mais de 2,6 mil integrantes cumpriram 26 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão

Mais de 2,6 mil integrantes cumpriram 26 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão
Mais de 2,6 mil integrantes cumpriram 26 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão Foto : APU Gomes / AFP / CP
A Polícia, apoiada pelas Forças Armadas, prenderam 13 suspeitos de integrar o crime organizado em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro, na manhã desta quarta-feira, em uma nova demonstração de força para tentar combater a onda de violência que atinge o Estado.

Mais de 2,6 mil integrantes das Forças Armadas, entre eles da Marinha, participaram da operação focada no combate ao tráfico de drogas e assaltos à mão armada. Com 26 mandados de prisão e 34 de busca e apreensão, as autoridades prenderam 13 suspeitos, afirmaram as autoridades.

A operação começou às 5h e terminou no meio da tarde, em Niterói. "O Exército tem a missão de controlar o acesso de certas favelas e os soldados foram colocados em pontos estratégicos. Algumas ruas estão bloqueadas e o espaço aéreo é controlado", informaram os serviços de segurança do Rio em um comunicado. A operação não deixou nenhuma vítima.

O Exército já realizou uma operação parecida este mês, utilizando 5 mil efetivos na zona Norte do Rio, na tentativa de desarticular um bando que roubava caminhões com mercadoria. Na ação, morreram duas pessoas.

O governo brasileiro mobilizou 10 mil soldados para fortalecer a segurança do Rio, especialmente diante da multiplicação do roubo de caminhões de carga. O Rio registra o maior nível de violência desde 2009, com 3.457 homicídios, 15% a mais que no mesmo período de 2016, de acordo com dados do Instituto de Segurança Pública (ISP).

Um ano depois de receber os Jogos Olímpicos, a "Cidade Maravilhosa" está em um período decadente, entre insegurança, escândalos de corrupção e uma grave crise financeira que impede as autoridades locais de pagar funcionários, incluindo a polícia.