Polícia

Operação desarticula quadrilhas que usavam disfarces para assaltar bancos no Rio Grande do Sul

Ofensiva deflagrada em quatro cidades prendeu dois homens em Alvorada e Porto Alegre

Operação desarticula quadrilhas que usavam disfarces para assaltar bancos no Rio Grande do Sul
Operação desarticula quadrilhas que usavam disfarces para assaltar bancos no Rio Grande do Sul Foto : Polícia Civil / Divulgação / CP
A Operação Subterfúgio, deflagrada na manhã desta quarta-feira pela Polícia Civil, desarticulou duas quadrilhas especializadas em roubos a banco no Rio Grande do Sul. A ofensiva cumpriu mandados em Alvorada, Balneário Pinhal, Porto Alegre e Viamão. De acordo com informações do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), os dois grupos atuavam de maneira semelhante, ingressando em agências bancárias disfarçados como policiais, garis e motoboys. Dois homens foram presos e coletes, armas e material usados nos roubos foram apreendidos. 

O diretor de investigações do Deic, delegado Sander Cajal, relatou que os dois homens presos, de 32 e 50 anos, foram encontrados em Alvorada, na região Metropolitana, e no bairro Bom Jesus, em Porto Alegre. Ambos foram detidos por roubo majorado, adulteração veicular, receptação e associação criminosa. Com um deles, Polícia Civil apreendeu coletes balísticos pertencentes a agências bancárias roubados, coldre, simulacro de pistola, touca ninja, um veículo, diversos celulares.

Conforme o Deic, uma das organizações estava sediada em Alvorada e a outra no bairro Bom Jesus e as duas agiam de maneira semelhante. Ao utilizar uniformes policiais, de garis e até de motoboys, os suspeitos ingressavam nas agências bancárias e passavam despercebidos pelos vigilantes. Em seguida, os comparsas que permaneciam no saguão dominavam clientes e seguranças para roubar dinheiro dos caixas eletrônicos. 

Durante as investigações, o Deic constatou que a quadrilha sediada em Bom Jesus, além de roubar bancos, estaria ingressando no ramo de roubo de veículos. Os carros foram utilizados para delitos patrimoniais.