Operação investiga empresas suspeitas de crimes ambientais em Porto Alegre

Operação investiga empresas suspeitas de crimes ambientais em Porto Alegre

Empresas de tele-entulho são investigadas por organização criminosa, poluição e parcelamento ilegal de solo

Correio do Povo

Cerca de 110 policiais civis cumprem 23 mandados

publicidade

A Polícia Civil deflagrou na manhã desta terça-feira a operação Consórcio contra um grupo de empresas investigadas por organização criminosa, poluição ambiental e parcelamento ilegal de solo urbano no bairro Rubem Berta, na zona Norte de Porto Alegre. Cerca de 110 policiais civis cumprem 23 mandados de busca e apreensão na Capital, Alvorada e Viamão. De acordo com a Delegacia de Polícia de Proteção Ao Meio Ambiente, foram 16 companhias escrutinadas, as quais usavam tele-entulhos para depositar dejetos de forma irregular em um banhado para aterrá-lo.

A área pertence ao Departamento Municipal de Habitação de Porto Alegre (Demhab) e, conforme é aterrada, serve de base para a construção de casas. O local passa por um processo de reintegração de posse e existe uma negociação mediada pelo Tribunal de Justiça (TJ-RS), a qual envolve a possibilidade de regularização fundiária e produção de lotes urbanizados.

O esquema de descarte ilegal passa ainda por uma associação comunitária, que cobra para que o depósito ocorra por lá. Os valores pedidos são menores do que aqueles requeridos em áreas licenciadas. Assim, as empresas conseguem redução nos seus gastos, o que potencializa os lucros.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895