Polícia

Operação integrada combate o tráfico no Litoral Norte gaúcho

Operação “Verão Sem Drogas” ocorreu no âmbito da Operação Verão Total, que integra esforços de diferentes órgãos públicos estaduais.

Operação conjunta foi realizada pela Polícia Civil e pela Brigada Militar (BM) na manhã de quarta-feira
Operação conjunta foi realizada pela Polícia Civil e pela Brigada Militar (BM) na manhã de quarta-feira Foto : Polícia Civil / CP

Uma operação conjunta realizada entre a Polícia Civil e a Brigada Militar (BM) na manhã de quarta-feira, teve como objetivo o combate ao tráfico de drogas e a outros crimes no Litoral Norte. A operação “Verão Sem Drogas” ocorreu no âmbito da Operação Verão Total, que integra esforços de diferentes órgãos públicos estaduais.

A operação contou com cerca de 200 policiais civis e militares, com atuação do Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc) e do Departamento de Polícia do Interior (DPI), além da Brigada Militar, por meio do Comando Regional de Polícia Militar Litoral (CRPM-L), do 8º e do 42º Batalhões de Polícia Militar.

Foram cumpridas ordens judiciais em Osório, Tramandaí, Imbé, Cidreira, Balneário Pinhal, Capão da Canoa, Torres e Porto Alegre. Ao menos três pessoas foram presas, além da apreensão de armas de fogo, drogas, dinheiro, celulares e balanças de precisão.

Veja Também

Até o momento, as ações da Operação Verão Total 2025/2026 resultaram em queda nos índices de criminalidade na região, em comparação à temporada passada. Houve queda consistente nos crimes mais graves, especialmente nas ocorrências com morte e nos roubos em via pública. Os Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI) caíram 63% no Litoral Sul e 50% no Litoral Norte. Já os roubos a pedestre tiveram queda de 54% no Litoral Sul e de 39% no Litoral Norte.

O Corpo de Bombeiros Militar (CBMRS) realizou, até o momento, 595 resgates e salvamentos, além de encontrar 1034 pessoas perdidas. Foram mais de 392 mil ações preventivas, apoiadas por uma estrutura de 112 guaritas no Litoral Norte, 29 no Litoral Sul e 22 em águas internas. O Projeto Guarda-Vidas Mirim atendeu 1.633 crianças de Norte a Sul do Estado e se tornou um forte aliado na disseminação de boas condutas, reforçando cuidados essenciais para um banho seguro.

Para o titular da SSP, Mário Ikeda, a redução nos principais indicadores se deve à intensificação das ações de segurança, com foco na prevenção e na proteção da população, especialmente em áreas de grande circulação. "O trabalho conjunto das forças e a presença do efetivo maior em locais estratégicos durante a Operação Verão Total nos trazem esses resultados e proporcionam também o aumento da sensação de segurança entre moradores e turistas, que podem aproveitar mais nossos balneários", disse.