A Polícia Federal prendeu, na quinta-feira em São Paulo, três pessoas com material de pedofilia durante cumprimento de mandados de busca e apreensão da operação Tapete Persa. Ao todo, 24 suspeitos já foram detidos na ação.
A operação foi desencadeada na terça-feira para combater exploração, abuso sexual e pedofilia na internet. Coordenada em âmbito nacional pela Divisão de Direitos Humanos da PF, por meio do seu Grupo Especial de Combate aos Crimes de Ódio e à Pornografia Infantil na Internet (Gecop), as investigações são resultado de informações repassadas através da Interpol pela Polícia Criminal de Baden-Württenberg , localizada no Sudoeste da Alemanha.
No Rio Grande do Sul, a operação teve três mandados judiciais de busca e apreensão cumpridos em Porto Alegre, um em Novo Hamburgo e um em Pelotas. Na ocasião, os policiais federais recolheram HDs dos computadores nas casas dos suspeitos, além de CDs, DVDs, fitas VHS, fotografias, notebooks e câmeras filmadoras. O material está sendo periciado. A coordenação local ficou com a delegada Diana Calazans Mann, da Delegacia de Defesa Institucional da PF da Capital.
A troca de material pornográfico com conteúdo pedófilo, envolvendo internautas brasileiros, ocorria por meio das chamadas redes ponto-a-ponto (P2P) na internet. Essas redes são utilizadas para o compartilhamento dos mais diversos arquivos digitais. Imagens e vídeos de violência sexual contra crianças e adolescentes eram repassadas entre os usuários das redes. “Tivemos diversas imagens compiladas em vídeo que envolvem crianças e, às vezes, bebês sendo abusados por adultos, que faz com que a gente pense que temos hoje menos humanidade no mundo do que em tempos atrás”, desabafou o responsável pelo Gecop, delegado Stênio Santos Souza. Ele acrescentou que o número de prisões é recorde no País para casos de pedofilia.
Outras três pessoas são presas em operação contra pedofilia
Suspeitos foram flagrados durante cumprimento de mandados de busca e apreensão