Desde 23 de março, Joice de Moura Martins, 21 anos, está desesperada. Nessa data, o marido Jones Rodrigues de Oliveira, 24, e os dois filhos do casal, Celina Kauane, 2, e Thayllon Jones, 1 ano, desapareceram, em Guaíba. Segundo a jovem, o seu relacionamento com o pai das crianças era conturbado. “Brigávamos muito”, contou. “Mas nada de diferente ocorreu nas últimas semanas”, afirmou. Celina tem asma e sofre com convulsões. “Ela tinha consulta no dia 26, por causa das convulsões”, disse a mãe da menina.
Na segunda-feira em que desapareceram, Jones levou as crianças para consultarem no Posto da Cruzeiro. De acordo com o pai de Jones, Odilon da Silva Oliveira, o filho o deixou em casa e disse que levaria as crianças para almoçar na residência do casal. “Mas eles desapareceram”, comentou Oliveira. Jones estava dirigindo um Celta quando sumiu junto com os filhos. Joice não sabe o que ocorreu. No dia do desaparecimento do trio, ela chegou a falar com o companheiro horas antes do sumiço. “Conversamos normalmente”, contou a mulher.
Moradores do bairro Cohab, Joice e Jones estão juntos há três anos. Atualmente, ela estava trabalhando como atendente em um posto de combustíveis. Mas deixou de ir ao serviço desde que sua família sumiu. “Não tenho cabeça para trabalhar”, explicou. Já o companheiro estava desempregado. “Ele precisa de uma cirurgia no abdômen. Como é pedreiro, não tem condições de fazer este tipo de serviço”, comentou a mulher.
Lembrando o cotidiano da família, Joice destacou que as crianças são alegres e carinhosas. Celina, conta a mãe, batia palmas de felicidade sempre que ela chegava do trabalho. Apesar de ter apenas 2 anos, a menina também ajudava a cuidar do irmão. Joice disse que Jones parecia gostar das crianças. “Ele é recatado”, afirmou. “Não é de falar sobre o que sente.”
Joice e o sogro já procuraram os três em hospitais e na Polícia Civil. Sem sucesso. A mãe das crianças disse ter esperança de que o companheiro e os filhos estejam com algum familiar de Jones no interior do Estado. “Ele não tem amigos e como está de carro pode ter ido para a localidade de Jari, próxima a Santa Maria.” A família de Jones também se mobilizou para localizar os três.
Pai e dois filhos somem em Guaíba
Uma das crianças, de dois anos, tem asma e sofre com convulsões