Antes dos crimes, ele ainda procurou a ex-mulher no trabalho, possivelmente numa nova tentativa de reconciliação, de acordo com o delegado Rosalino Seara. Ela não teria aceitado reatar o relacionamento e ainda teria tentado acalmá-lo. Irritado, ele retornou até sua casa e colocou fogo, seguindo depois para a casa dos parentes da mulher.
Conforme Seara, a carta foi encontrada na carteira do pedreiro durante a perícia. “O texto demonstra que ele estava com muito rancor”, comentou o delegado. “E a intenção, ao que parece, é deixar a ex-mulher com um peso na consciência."
Na carta, escrita à mão, o pedreiro afirma que como não conseguiu retomar o relacionamento com Ivanilda, iria “puní-la” com a morte das familiares. Ele não conseguia disfarçar a irritação da separação recente, e afirmava que diversas vezes teria tentado, sem sucesso, reatar o relacionamento.