Penitenciária de Charqueadas registra princípio de tumulto após cancelamento de visitas

Penitenciária de Charqueadas registra princípio de tumulto após cancelamento de visitas

Agentes montaram barricadas para impedir acesso e presos colocaram fogo em papeis no pátio

Correio do Povo e Rádio Guaíba

Agentes montaram barricadas para impedir acesso

publicidade

* Com informações de Samantha Klein

A Penitenciária Modulada Estadual de Charqueadas, na região Carbonífera, registrou na manhã deste sábado um princípio de tumulto em razão do cancelamento de visitas neste final de semana pela Superintendência de Serviços Penitenciários (Susepe). Agentes penitenciários montaram barricadas, com queima de pneus, para impedir o acesso e alguns presos colocaram fogo em papeis no pátio em protesto.




A visitação foi suspensa neste sábado e domingo porque os agentes penitenciários realizam um teste para possível modificação do esquema de plantões. Essa alteração integra as medidas propostas pelo pacote do governadorJosé Ivo Saroti, que será votado na próxima semana pela Assembleia Legislativa.

O regime de trabalho dos servidores pode ser alterado para três plantões de oito horas diárias, com equipes diferentes, para reduzir pagamento de horas extras. No entanto, para essa modificação, são necessárias revistas a cada troca de turno. Segundo o vice-presidente do Sindicato dos Servidores Penitenciários do Estado do Rio Grande do Sul (Amapergs), Cláudio Fernandes, esse procedimento é arriscado, especialmente no plantão da noite. 

Por enquanto, prosseguem os plantões de 24 horas. A casa prisional tem 1.301 presos conforme dados da Susepe referentes a outubro.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895