PF deflagra operação para desarticular tráfico de drogas em Caxias do Sul

PF deflagra operação para desarticular tráfico de drogas em Caxias do Sul

Grupo comprava entorpecentes do traficante Pavão, preso no Paraguai

Correio do Povo

PF deflagrou operação para combater o tráfico de drogas em Caxias e no Mato Grosso do Sul

publicidade

A Polícia Federal (PF) deflagrou na manhã desta terça-feira a Operação Coroa com o intuito de desarticular grupo criminoso que distribuía drogas no Rio Grande do Sul e no Mato Grosso do Sul. Sete mandados de prisão preventiva e nove de busca e apreensão nos dois Estados e em Assunção, no Paraguai. A instituição também executa o bloqueio das contas bancárias de seis investigados e o sequestro de 13 veículos, entre automóveis e caminhões.

Com a investigação, iniciada em março, a PF identificou que a organização criminosa comprava cocaína do traficante conhecido como Pavão, preso no Paraguai por crimes no país vizinho. A droga ingressava no Brasil por Ponta Porã, no Mato Grosso do Sul, para ser comercializada na Serra Gaúcha.

Pavão responde a processos decorrentes de quatro operações da Polícia Federal no Rio Grande do Sul, chamadas de Matriz, Panóptico, Suçuarana e Argus. Três processos para sua extradição estão em tramitação e só devem ocorrer após o traficante pagar os oito anos de prisão, iniciados em 2009, no país vizinho.

Desde março, com o início da investigação, foram apreendidos 4,6 toneladas entre cocaína e maconha em ações em Veranópolis, Maringá, no Paraná, e Campo Grande, no Mato Grosso do Sul. A operação também visa reduzir a violência na fronteira Brasil-Paraguai, resultante da disputa entre facções pelo controle do tráfico de drogas na região.

Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895