A investigação, que começou em maio deste ano, constatou que o bando abastecia a região com cocaína trazida de Rondônia. Ainda na fase investigativa, dois suspeitos foram presos. O primeiro foi detido em 20 de julho quando transportava 6 quilos de cocaína em Porto Velho, capital de Rondônia. A segunda prisão ocorreu em um posto de combustível de Santa Maria, em 5 de outubro, quando outro suposto integrante do grupo foi flagrado recebendo a mercadoria de um carro também que vinha de Rondônia, com dois quilos de cocaína.
Há suspeita de que alguns dos carregamentos tenham sido pagos com veículos segurados. Segundo a PF, a quadrilha contratava o seguro e entregava o automóvel ao fornecedor da droga, simulando um furto. Em razão da história de ficção, contada pela quadrilha às seguradoras, a operação recebeu o nome de Fábula.
Os investigados foram indiciados pela Polícia Federal por tráfico de drogas, associação para o tráfico e financiamento do tráfico, cujas penas, variam de 5 a 15 anos, de 3 a 10 anos e de 8 a 20 anos de reclusão, respectivamente.