O prefeito de Canoas, Jairo Jorge, e o presidente da Fundação Brigada Militar (FBM), coronel Cláudio Paiva, assinaram, nesta segunda-feira, um convênio para que policiais militares inativos operem o Sistema de Vídeo-monitoramento da Central de Comando e Controle Integrado de Segurança Pública do municípios. Os 20 policiais que atuarão inicialmente serão selecionados pela prefeitura e FBM.
Conforme o secretário municipal de Segurança Pública, Alberto Koppitke, a expectativa é de que eles comecem a trabalhar em 25 de maio. Ele acrescenta que 20% dos integrantes do grupo deverão ser portadores de deficiência. A maior parte deles não consegue mais atuar na BM em função de ferimentos ou acidentes sofridos durante o trabalho na corporação.
Pelo convênio, o município repassará à FBM R$ 252.801,94 por um ano, período de validade do acordo. A fundação terá que prestar contas sobre a aplicação dos recursos recebidos. Segundo a prefeitura de Canoas, trata-se do primeiro acordo do tipo no Rio Grande do Sul.
PMs da reserva vão monitorar câmeras de segurança em Canoas
Vinte policiais serão escolhidos para o trabalho