Polícia Civil de Santa Catarina prende responsável por quadrilha gaúcha que atacou banco em 2017

Polícia Civil de Santa Catarina prende responsável por quadrilha gaúcha que atacou banco em 2017

Dono de loja em São João Batista foi preso pela Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Deic em Palhoça

Correio do Povo

Ação criminosa acabou com bandidos mortos e presos, além da apreensão de armas

publicidade

A Polícia Civil de Santa Catarina anunciou a prisão do responsável por levar uma quadrilha do Rio Grande do Sul para atacar com explosivos uma agência do Banco do Brasil em fevereiro de 2017, na cidade de São João Batista. Agentes da Delegacia de Roubos e Antissequestro (DRAS) da Diretoria Estadual de Investigações Criminais (Deic), sob comando do delegado Anselmo Cruz, detiveram nessa quinta-feira o proprietário de uma loja de veículos da cidade. O suspeito foi capturado em Palhoça. Ele tinha sido absolvido em sentença de 1º grau, porém foi condenado em apelação, pelo Tribunal de Justiça de Santa Catarina, a 14 anos de reclusão.

O roubo ocorreu no final da madrugada do dia 11 de fevereiro de 2017 na área central de São João Batista. O alvo foi o caixa eletrônico da agência bancária. Já ciente do ataque, a equipe da DRAS acabou confrontando-se com cerca de dez assaltantes na ação, resultando em seis bandidos baleados, sendo que três criminosos gaúchos morreram no local. Três bandidos acabaram presos nas buscas, identificados como um gaúcho, um catarinense e um paulista. No tiroteio, dois policiais civis ficaram feridos, incluindo o próprio delegado Anselmo Cruz.

Submetralhadora, pistolas, fuzis e explosivos, além de munições, coletes balísticos e rádios comunicadores, foram apreendidos naquela ação. Um Fiat Freemont foi abandonado e incendiado pela quadrilha em fuga em Tijucas. Já um Citroën C4, com placas de Caxias do Sul, foi localizado pelo Serviço Aeropolicial da Polícia Civil (Saer) e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) na BR 101, em Sombrio. Dentro do veículo havia armas e explosivos.

Os dois líderes da quadrilha escaparam do cerco na região. No entanto, eles acabariam sendo baleados e mortos em um confronto com os agentes gaúchos. O incidente com a equipe da 1ª Delegacia de Polícia de Repressão a Roubos do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) da Polícia Civil, coordenada pelo delegado João Paulo de Abreu, aconteceu em março de 2017, em Taquara. Na época, a quadrilha foi apontada como responsável também por ataques bancários em Nova Hartz e Rolante, além do assalto a praça de pedágio em Rolante.

Em julho de 2018 foi capturado um dos envolvidos no ataque em Santa Catarina. O indivíduo foi localizado na vila Mario Quintana, em Porto Alegre, pelos agentes da Delegacia de Capturas do Departamento Estadual de Investigações Criminais.

 

Foto: PRF / Divulgação / CP Memória


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895