Polícia Civil lança aplicativo que traz alertas sobre golpes

Polícia Civil lança aplicativo que traz alertas sobre golpes

PC Alerta! foi baseado na cartilha sobre esquemas virtuais criada pela Corporação

Correio do Povo

Por enquanto, o download pode ser feito apenas para o sistema Android

publicidade

A Polícia Civil lançou nesta terça-feira um aplicativo que traz alertas sobre golpes e ensina a não cair no conto do vigário. Trata-se do PC Alerta!, disponível para download por enquanto apenas para celulares com sistema Android através do Play Store. O app é baseado na cartilha sobre golpes virtuais lançada pela Divisão de Comunicação e Marketing da Polícia Civil em junho desse ano. O aplicativo também possui uma versão Web que pode ser acessada pelo endereço: https://applink.com.br/pcalerta.

“Os 15 golpes preferidos dos estelionatários têm seu modus operandi esmiuçado pelo aplicativo, que também traz dicas de como não cair no conto do vigário”, explicou a idealizadora do app e diretora da Divisão de Comunicação Social, delegada Viviane Nery Viegas. Golpes como o da extorsão sexual, clonagem do aplicativo WhatsApp e clonagem de cartões bancários estão entre aqueles que tiveram destaque.

A clonagem de cartões bancários, por exemplo, tem como principal alvo os idosos. Nele, a vítima é convencida por um falso atendente de agência bancária de que seu cartão foi clonado. Por telefone, o golpista coleta a senha da vítima e informa que um motoboy vai até ela para recolher o cartão e fazer o devido cancelamento do mesmo. O motoboy, na verdade, é um cúmplice do estelionatário.

O PC Alerta traz ainda um link direto para o site da Delegacia Online (www.delegaciaonline.rs.gov.br), o que facilita para o cidadão realizar denúncias, o próprio registro de uma ocorrência envolvendo esses golpes, ou mesmo outros delitos.

A Chefe de Polícia Civil, delegada Nadine Anflor, prevê para breve a disponibilização do aplicativo para o sistema iOS, da Apple, em um segunda fase de lançamento. “Entendemos o PC Alerta!’como um meio de educar e alertar os cidadãos sobre aqueles crimes que já não deveriam vitimar tantas pessoas”, declartou. “Está mais do que na hora de entendermos que não existem atalhos nem soluções mágicas para os problemas e que o tipo de criminoso que aplica golpes é aquele carismático, sedutor, que fala justamente o que queremos ouvir ou oferece atalhos fáceis e praticamente irrecusáveis”, acrescentou.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895