Polícia Civil mira grupo que praticava extorsão e lavagem de dinheiro na região Metropolitana

Polícia Civil mira grupo que praticava extorsão e lavagem de dinheiro na região Metropolitana

Policiais cumprem 17 ordens judiciais em Cachoeirinha e Gravataí

Felipe Samuel

Polícia Civil cumpriu 13 mandados de busca e apreensão para as residências e empresas dos investigados

publicidade

Com foco no combate a uma organização criminosa suspeita de extorsão e lavagem de dinheiro, a Polícia Civil deflagrou nesta terça-feira a Operação Velar. Por meio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), policiais civis cumpriram 17 ordens judiciais em Cachoeirinha, Canoas e Gravataí, na Região Metropolitana, além de penitenciárias em Charqueadas e Montenegro. Uma pessoa foi presa por porte irregular de arma.

De acordo com a Polícia Civil, são 13 mandados de busca e apreensão para as residências e empresas dos investigados, além de 4 mandados de busca e apreensão de veículos, a maioria deles, de alto padrão e valor de mercado. Conforme o delegado Mauricio Barison Barcellos, que coordenou a operação, o grupo praticava agiotagem e extorsão. Em abril de 2023, em Canoas, dois indivíduos foram presos em flagrante quando a guarnição da Brigada Militar atendeu ao chamado de uma vítima que estaria sofrendo extorsão e cárcere privado. 

A vítima relatou que estava sofrendo intimidação após seu familiar ter realizado um “empréstimo” com o grupo criminoso. Mesmo com a dívida quitada o familiar era constantemente ameaçado. “Emprestavam dinheiro e a pessoa ficava pagando com juros. Depois que a dívida estava quitada, ficavam extorquindo e ameaçando as pessoas”, afirmou. Conforme a Polícia, a vítima teve seu veículo incendiado pelos agiotas. 

Os autores deste crime tiveram sua prisão em flagrante convertida em prisão preventiva e as investigações foram aprofundadas, revelando um possível esquema de lavagem de capitais e organização criminosa. “Apreendemos dinheiro e documentos que podem comprovar a participação de laranjas”, ressaltou. Os policiais também localizaram celulares durante as buscas em penitenciárias de Montenegro e Charqueadas. 

A quadrilha também utilizava revenda de carros para lavagem de dinheiro. A Polícia cumpre mandados de busca e apreensão de carros de luxo como Land Rover, Mercedes e BMW, que também são alvo da operação.

 


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895