A ação, batizada de Avalanche, resultou de oito meses de investigações da Delegacia de Furtos, Roubos, Entorpecentes e Capturas (Defrec) e envolveu 14 delegados, 53 agentes e 23 viaturas. De acordo com o delegado regional de Caxias, Paulo Roberto Rosa da Silva, a investigação conseguiu identificar e prender criminosos que atuavam em todos os segmentos do furto e roubo de veículos na cidade.
Ele explica que a quadrilha não tinha líder, mas que todos se conheciam e atuavam de forma integrada. Para o delegado Paulo Roberto, com as prisões desta quarta, o número de veículos roubados em Caxias tende a diminuir. Em 30 dias, devem ser concluídos os inquéritos para um posterior pedido de prisão preventiva dos suspeitos.
Como o bando agia
Especializada em furto e roubo de veículos, a quadrilha ainda extorquia as vítimas. Para reaver o bem, os criminosos cobravam valores que variavam de R$ 5 mil a R$ 20 mil, dependendo do modelo do veículo. Parte dos carros era levada para o Paraguai, onde era trocada por droga.
De acordo com o delegado Paulo Roberto, pelo menos 100 vítimas foram identificadas. Dos 21 presos, a maioria tem antecedentes criminais e já havia sido detida em flagrante em operações anteriores.