Polícia Civil recebe mais de 3 mil pistolas em Porto Alegre

Polícia Civil recebe mais de 3 mil pistolas em Porto Alegre

Armas calibres 40 e nove milímetros serão destinadas para os agentes em todo o RS

Correio do Povo

Armas calibres 40 e nove milímetros serão destinadas para os agentes em todo o RS

publicidade

A Polícia Civil recebeu mais de 3 mil pistolas durante a cerimônia de entrega oficial do primeiro helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul (CBMRS) na manhã desta quinta-feira no Trecho 3 da Orla do Guaíba, em Porto Alegre. As armas calibres 40 e nove milímetros serão destinadas para os agentes em todo o Rio Grande do Sul.

O Chefe de Polícia Civil, delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira, destacou a qualidade e eficiência das novas pistolas. “Elas representam um ganho operacional, uma segurança para os policiais e uma melhora na qualidade no uso delas”, avaliou. O próximo passo, anunciou, será a compra de cerca de 1,4 mil armas até o final deste ano.

Ele esclareceu que as novas pistolas serão destinadas aos departamentos operacionais da Polícia Civil, como Departamento Estadual de Investigações do Narcotráfico (Denarc), Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic), Departamento Estadual de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) e Departamento Estadual de Proteção a Grupos Vulneráveis (DPGV), além das Delegacias de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco), Departamento de Polícia Metropolitana (DPM) e Departamento de Polícia do Interior (DPI).

O delegado Fernando Antônio Sodré de Oliveira revelou também que serão contempladas as delegacias em municípios com maiores índices de crimes violentos letais intencionais, conforme o programa RS Seguro, e naquelas que tenham um único servidor lotado.

“É armamento de ponta, qualificando ainda mais o nosso equipamento à disposição dos nossos profissionais de segurança”, ressaltou por sua vez o secretário estadual da Segurança Pública, Sandro Caron. “É muito importante investir em equipamentos, mas o mais importante para o sucesso da segurança pública é o investimento nos homens e mulheres que estão nas ruas combatendo a criminalidade”, recordou.

Sandro Caron falou igualmente da apresentação do novo fardamento da Brigada Militar, ocorrida durante a solenidade de entrega oficial do primeiro helicóptero do Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul e das 3 mil pistolas da Polícia Civil. “É a realização de mais de um sonho da Brigada Militar. É um material de ponta, um equipamento de proteção para o brigadiano e que vai proporcionar também mais conforto térmico”, enfatizou.

“O novo fardamento segue uma tendência já utilizada por outras forças policiais e militares no mundo. É um fardamento mais adequado às atividades operacionais, mais confortável e resistente às diversas manobras corporais que o policial se depara nos atendimentos das ocorrências”, salientou o comandante-geral da Brigada Militar, coronel Claudio dos Santos Feoli.

A nova farda repele água e óleo, além de oferecer proteção contra raios solares. “O coturno é de melhor qualidade e proporciona mais segurança e uma vida útil bem superior”, acrescentou o comandante-geral da BM. A implantação começou em Porto Alegre, Região Metropolitana e Vale do Rio dos Sinos, sendo estendida em seguida para todo o Estado.

O secretário estadual da Segurança Pública aproveitou para confirmar que em breve haverá o chamamento de 400 agentes para a Polícia Civil e de 400 soldados para a Brigada Militar, além de 100 soldados ao Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul. “Estamos investindo em todo o fortalecimento do sistema de segurança gaúcho”, sintetizou Sandro Caron.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895