O suspeito é dono de uma agropecuária, localizada no bairro 1º de Maio, em Farroupilha. No local, os policiais apreenderam mais de 100 pares de calçados, cinco cortadores de grama, três furadeiras, martelo elétrico, pulverizadores, barracas, colchões infláveis e botas.
A operação é comandada pelo titular da 3ª Delegacia de Polícia de Santa Maria, delegado André Diefenbach, já que a quadrilha agia principalmente no Centro do Estado. No jargão policial, o golpe é conhecido como “Arara”. Segundo o delegado, o grupo comprava empresas que estavam desativadas, mas que possuíam Cadastro Nacional da Pessoa Jurídica (CNPJ). Os CNPJs passavam por vários laranjas até que esses obtivessem linhas de crédito em bancos. Com o dinheiro, a quadrilha fazia compras em diversos fornecedores e vendia a mercadoria comprada de forma ilegal.
A investigação teve início em fevereiro de 2011 e a polícia estima que o prejuízo já chegue a R$ 500 mil. São cumpridos 16 mandados de busca e apreensão em Farroupilha e um em Erval Grande, no Alto Uruguai. Participam 12 policiais de Santa Maria, 10 de Bento Gonçalves e Farroupilha, utilizando oito viaturas.