Polícia Federal deflagra operação para conter violência em terra indígena no Norte do RS

Polícia Federal deflagra operação para conter violência em terra indígena no Norte do RS

Ação visa apurar autoria crimes cometidos em disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble

Marcel Horowitz

publicidade

A Polícia Federal deflagrou, nesta terça-feira (31/10), a segunda fase da Operação “Menés”, para o cumprimento de 58 ordens judiciais na região Norte do Rio Grande do Sul. O objetivo da ofensiva, segundo a corporação, é restabelecer a ordem pública e apurar a autoria de sucessivos crimes graves, cometidos em virtude da disputa pela liderança da Terra Indígena (TI) Cacique Doble.

A ação mobiliza 160 policiais federais e 90 integrantes da Brigada Militar, do Comando Rodoviário e do Corpo de Bombeiros Militares, para o cumprimento 44 mandados de busca e apreensão e 14 mandados de prisão preventiva na reserva e na cidade de Cacique Doble, e na TI Monte Caseiros, no município de Caseiros.

A onda de conflitos na reserva indígena teve início em agosto do ano passado, quando quatro indígenas foram vítimas de tentativas de homicídio por disparos de armas de fogo. Durante a investigação da Polícia Federal, três membros da liderança da reserva foram presos preventivamente e permanecem encarcerados.

Mesmo com o estabelecimento de nova liderança, diversos crimes continuaram sendo cometidos, como tentativas de homicídio, lesões corporais, danos, porte ilegal de arma de fogo, ameaças e indícios de formação de milícias privadas, motivados pela disputa entre grupos rivais. Apesar da presença das forças policiais, houve o fechamento temporário da escola indígena pela Coordenadoria Regional de Educação e do posto de saúde indígena, face a possibilidade iminente de novos conflitos armados.

A deflagração da Operação Menés visa proteção da vida e da pacificação da comunidade indígena, vítima da violência estabelecida pelos grupos que brigam pelo poder na reserva. O Nome da da ação, 'Menés', se refere ao primeiro dos Faraós, Rei do Alto Egito, responsável pela unificação dos reinos do Vale do Rio Nilo - Alto Egito e Baixo Egito - por volta de 3200 a.C.


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895