Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro em estabelecimentos comerciais do Chuí

Polícia Federal investiga lavagem de dinheiro em estabelecimentos comerciais do Chuí

Valores eram oriundos de grupos criminosos de outros estados e seguiam depois para o Uruguai através de casas de câmbio

Correio do Povo

Seis ordens judiciais foram cumpridas na cidade

publicidade

A Polícia Federal desencadeou uma operação de repressão aos crimes financeiros na região da fronteira com o Uruguai. Houve o cumprimento de seis mandados judiciais de busca e apreensão na manhã desta quinta-feira em Chuí. Os agentes executaram ainda medidas de constrição de bens e valores, com o bloqueio de contas bancárias de duas empresas da região, totalizando a determinação de indisponibilidade de até R$ 7 milhões.

A investigação apurou que estabelecimentos comerciais da cidade eram utilizados para lavagem de dinheiro de criminosos de diversos estados. O grupo local seria responsável pela lavagem de dinheiro e remessa de valores ao Uruguai, com a transposição física de dinheiro em espécie via conexão com casas de câmbio do país vizinho.

Conforme os policiais federais, existem indícios de lavagem de dinheiro de crimes como o contrabando e descaminho, entre outros, a partir do recebimento de valores por comércios do Chuí, como postos de combustíveis e supermercados. Os recursos eram enviados de pessoas físicas e jurídicas de várias regiões do país, muitas sem identificação de origem e sem atividade relacionada aos estabelecimentos comerciais suspeitos que justificasse a remessa dos valores.

O trabalho investigativo ocorre paralelamente ao trabalho da Polícia Federal na Paraíba, que teve provas compartilhadas mediante autorização judicial. Os crimes investigados são evasão de divisas, lavagem de dinheiro e associação criminosa.  


Mais Lidas





Correio do Povo
DESDE 1º DE OUTUBRO 1895